Voltar

Retorno financeiro: É melhor vender ou alugar meu imóvel?

Sabemos que o investimento em imóveis é a opção mais segura e menos volátil para seu dinheiro, mas você sabe se é melhor para o seu retorno financeiro vender ou alugar? Confira a seguir pontos a serem analisados antes da sua decisão. 

Renda extra mensal 

O principal ponto quando pensamos em ter um imóvel para investimento é colocá-lo para alugar e obter uma renda extra mensal. Porém, é preciso levar em consideração que alguns contratempos podem acontecer, qualquer obra para melhorias estruturais dentro de um imóvel é responsabilidade do proprietário, por isso é importante ter a certeza de realizar a compra em uma construtora de confiança, para gerar menos gastos e problemas futuros. Além disso, durante algum momento ou outro o imóvel pode ficar sem inquilinos e será necessário uma reserva financeira para mantê-lo.

Valorização 

Ao comprar um imóvel para investimento esse deve ser o principal ponto a ser analisado. Observe a localização do imóvel, você acredita que o bairro já está completo? Existem todos os serviços essenciais próximos e não há nada que possa surgir que valorize sua venda? Se a resposta for sim, melhor fazer a opção pelo aluguel. Todavia, se você comprar um imóvel em área de potencial valorização vale alugar durante um período e depois vender o imóvel valorizado, fazendo um bom negócio. 

Mercado e cenário econômico

Observe sempre a taxa Selic, é ela que vai garantir o melhor negócio na hora de comprar e também de vender o seu imóvel. 

Tipo de investidor e liquidez 

Se você se considera um perfil de investidor conservador e não precisa de uma liquidez do seu dinheiro, ou seja, um valor alto com urgência, você terá mais vantagens em colocar o seu imóvel para locação, principalmente se ele estiver localizado em um bairro ou cidade de possível valorização no futuro. Vale a pena esperar e realizar a venda por um preço melhor.

Portanto, não existe certo ou errado. Cabe a você investidor entender o seu momento, seu imóvel e quais os retornos que você pretende conseguir com ele. Se você ainda tem dúvidas sobre comprar imóveis para investir entre em contato com os consultores da Luxor e faça um excelente negócio.