Voltar

Contas de início de ano: Saiba mais sobre o IPTU.

O início do ano é marcado por algumas despesas anuais fixas, entre elas, está o IPTU, Imposto Predial Territorial e Urbano, que tem o objetivo de arrecadar fundos para melhorias urbanas. O valor do imposto é calculado de acordo com com cada prefeitura. Os valores podem ser consultados através do site da Secretaria da Fazenda. 

Todo mês de janeiro, o dono do imóvel ou do terreno recebe os boletos que podem ser pagos como taxa única ou parcelado. Quando pago à vista, normalmente as prefeituras oferecem um desconto. Por isso, é importante se planejar o máximo possível, ao longo do ano, para pagar essa taxa completa logo em janeiro. 

A falta de pagamento do IPTU pode gerar inúmeros problemas ao dono do imóvel como, aplicação de multas e juros, negativação do CPF, protesto em cartório e em casos mais graves até a perda do imóvel, que poderá ser levado a leilão. 

Em caso de imóvel alugado, a responsabilidade do pagamento do IPTU é sempre do proprietário do imóvel. Porém, no contrato de locação, o proprietário pode incluir o IPTU como parte do valor do aluguel. Mas é importante lembrar que em caso de inadimplência a responsabilidade é sempre do proprietário e é ele quem sofrerá os problemas da falta de pagamento. 

Fique atento e se planeje para as contas de início de ano. Quanto antes você se preparar melhor ficará o seu planejamento financeiro para o ano.