Voltar

Dicas para ter uma casa mais sustentável!

Tendência ao redor do mundo as casas sustentáveis já são uma realidade, energia solar, captação de água da chuva, reutilização de materiais de construção e móveis sustentáveis nem sempre são viáveis para seu imóvel atual e não são transformações que serão feitas de um dia para o outro, mas você sabia que alguns processos podem ser incluídos nos seus hábitos diários e que além de fazer bem para o meio ambiente podem te trazer economia financeira? Saiba algumas opções que você já pode incluir no seu estilo de vida!

 

Consumo de água e energia

Reduzir o consumo de água e energia pode não ser uma grande mudança mas é um primeiro passo para ter uma vida mais sustentável. Reduzir a duração do banho, trocar as lâmpadas por fluorescentes ou Led, utilizar da luz natural durante o dia, são hábitos simples que além de gerar economia com as contas do mês, fazem bem para o meio ambiente a longo prazo.

 

Reciclagem 

Mesmo ouvindo sobre reciclagem durante boa parte da vida, o lixo doméstico é um problema que estamos longe de resolver. A conscientização sobre seu lixo faz a diferença. Fazer a separação dos materiais pode levar um pouco mais de tempo, mas causa um grande impacto na diminuição da poluição. Se o seu condomínio ou prédio ainda não tem lixeiras separadas, procure pontos de coleta na sua cidade. Você também pode criar dentro da sua casa uma composteira para lixo orgânico, além de ser bom para o meio ambiente, você pode ter uma hortinha em qualquer espaço e plantar ervas e verduras, economizando com essas compras e obter uma alimentação mais saudável. Muitos benefícios! 

 

Menos consumo de plástico

Utilize sacolas reutilizáveis de tecido quando for ao supermercado, muitos já cobram pela sacolinha, será uma redução de custos para você e menos plástico no meio ambiente. Tente também, utilizar menos materiais descartáveis em casa. O plástico leva pelo menos 200 anos para começar a se decompor, gerando péssimos efeitos no meio ambiente. 

 

A sustentabilidade começa na conscientização, ao fazer o melhor para o ambiente você também pode estar fazendo o melhor para seu bolso, então por que não unir o útil ao agradável?