Voltar

O que você precisa saber antes de tomar a decisão de morar sozinho.

Pesquisas recentes apontam que 62% das pessoas solteiras nascidas entre 1985 e 2000 preferem morar sozinhas ou com apenas o parceiro. Se você está pensando em tomar essa importante decisão na sua vida e ir morar sozinho, preparamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. 

Planejamento

O principal ponto inicial é planejar. Antes de se mudar, entenda quais serão seus principais custos, você vai morar de aluguel ou pagar um financiamento? É importante saber quais serão suas principais despesas mensais como internet, energia, água. Além disso, existe um custo inicial, como móveis, mudança e instalações. É preciso colocar todos esses custos no papel para não se perder financeiramente durante o processo, evitar surpresas e dívidas futuras. 

Afazeres Domésticos 

Administrar uma casa e uma vida sozinho não é tão simples. Os afazeres domésticos demandam tempo e organização. Além disso, se você não souber cozinhar, por exemplo, comer fora todos os dias pode tornar seus custos muito mais altos. Aprenda a fazer o máximo possível de tarefas domésticas antes de embarcar para sua vida sozinho. 

Segurança

Ao morar sozinho é necessário que você fique muito atento aos detalhes. Não vai ter ninguém na casa para fazer coisas simples que você pode ter esquecido, como trancar portas e janelas, esquecer o ferro de passar ligado ou a comida no fogo. É preciso ter atenção redobrada a tudo que pode afetar a sua segurança. Outro ponto é se atentar sempre aos itens que precisam ser comprados como alimentos, produtos de limpeza, remédios, itens de higiene básica. Tenha sempre uma lista do que está acabando ou faltando. 

Morar sozinho é uma grande realização, ter seu espaço, do jeito que você prefere e sua liberdade. Mas é sempre importante lembrar das grandes responsabilidades.