Voltar

O que esperar do mercado imobiliário em 2021? Confira as principais previsões, desde o setor econômico às novas tendências de compras.

O ano de 2020 trouxe mudanças inesperadas a todos os setores do mercado devido a pandemia de Covid-19. Para este ano era esperado um crescimento de 20% no setor imobiliário em relação ao ano de 2019. Porém, com todos os acontecimentos de 2020 esse crescimento foi desacelerado. Mesmo assim, o mercado imobiliário foi um dos menos afetados durante a pandemia, no segundo trimestre, a elevação foi de 10,5% em relação ao mesmo período de 2019. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), um dos principais fatores para esse crescimento foi a queda da taxa Selic (taxa básica de juros), que em agosto de 2019 marcava 6,5%, em 2020 chegou a 2%, o que facilitou as condições de pagamento e financiamento. 

Em 2021 os economistas apostam que a taxa Selic não passará de 2,75%, o que garante que a busca por compra de imóveis continue crescendo. Desde famílias que terão maior possibilidade de realizar o sonho do imóvel próprio, até os investidores, pois com a taxa baixa, os rendimentos variáveis diminuem trazendo mais possibilidades ao setor, já que o investimento em imóveis é mais seguro. 

Sobre as tendências, este ano já foi marcado pela maior procura por imóveis mais amplos, com ambientes integrados e em localizações mais afastadas de grandes centros comerciais, como em cidades do interior de SP, por exemplo. Isso se deve ao fato de que a pandemia em 2020 trouxe um novo jeito de trabalhar, o home office. Com uma grande parcela da população trabalhando em casa, a busca é por melhor qualidade de vida. Esta tendência deve perpetuar e se intensificar em 2021, pois muitas empresas permanecerão neste modelo de trabalho. 

Portanto, 2021 será um ótimo ano para comprar e investir em imóveis! Aproveite o momento e entre em contato com os consultores da Luxor, com certeza você encontrará o imóvel ideal para morar ou investir em 2021.