Voltar

Construção civil é coisa de mulher!

Os setores de engenharia e construção civil sempre foram associados a presenças masculinas. Comemorado no dia 8 de março, o dia da mulher nos lembra que devemos reconhecer e enaltecer a diferença que as mulheres fazem na história da construção. Para isso, a Luxor trouxe 4 mulheres para você conhecer a importância de suas conquistas. 

Emily Warren Roebling

O Engenheiro-chefe da construção da famosa e reconhecida mundialmente ponte do Brooklyn em Nova York, acabou adoecendo durante as obras. Foi Emily, sua esposa, também engenheira, quem assumiu e finalizou o impecável projeto. 

Edwiges Maria Becker Hom’meil

Foi a primeira mulher engenheira formada no Brasil. Concluindo sua graduação em março de 1917 pela Escola Politécnica da UFRJ. 

Nora Staton 

Primeira mulher aceita como membro da Sociedade Americana de Engenheiros Civis, tendo trabalhado para a Companhia Americana de Pontes e para o Conselho de Abastecimento de Água de Nova York. 

Maria do Amparo

É reconhecida como a primeira mulher mestre de obras da Bahia. Atualmente, ela defende a presença de mulheres e contribui com o setor nos cargos de secretária da Mulher da Força Sindical e no Sintepav/Bahia.